sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sem dúvida Bjork

Foi muito forte e marcante ver a artista Bjork batendo a mão contra o peito cantando: “The pleasure is all mine/Womem like us" durante o show que ela fez no Rio de Janeiro em 2008. Ali estava a confirmação de um sentido que eu já percebia na poética da artista. Principalmente em duas letras Cocoon e Vênus as a Boy. Nelas a cantora retrata o envolvimento amoroso de um casal do lado de quem vê e toca o corpo do homem. Apenas esse detalhe já seria digno de nota, porque a maioria das letras trata da visão soberana de um homem do corpo da mulher.
Mas, além disso, estão ali a beleza, a sensualidade, e a precisão das imagens sensacionais que ela nos transmite. Ela imprime, de forma poética, incomum, suave, erótica e delicada.
Uma imagem que vem potencializada ao extremo com a voz macia, gemida, jazzística, sussurrada e com um leve sopro divino. Quebras frasais, altamente sensuais, ondulam, percorrem corpos.
Em Cocoon, Bjork tem coragem e rigor ao dizer que o menino de sensibilidade mágica se aproxima e ela o acaricia. Tudo envolto numa massa de sons que faz uma cama para a música, são os lençóis de seda que apóiam os corpos que por ali desfilarão.
Em Vênus as a Boy, a poeta pagã Bjork ergue um garoto que acredita na beleza. Ela o associa a um Vênus, mundano e sublime.
Bjork cria uma proposta estética de paisagem do universo feminino ao delinear as linhas dos homens, de seus amantes, mas amplia, principalmente, ao transformar a própria música, melodia, harmonia, ritmo, num tônus mais fluído, gracioso, da entrega em estado de inebriado de sonho de uma mulher que ama.

Seguidores

Quando sou eu

Minha foto
Quando me encontro com a beleza!